segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como analisar uma pintura?

Deve-se começar por observar atentamente as informações dadas na legenda da obra : autor ; título ; data da execução; suporte ; dimensões; lugar de conservação. Depois, deve-se obter dados sobre o autor : data e lugar de nascimento e morte ; origem social ; anos e lugares de formação; idade aquando da realização da obra; outras obras suas.
É importante reconhecer o tipo de assunto representado : cena religiosa ; histórica ; mitológica; alegoria ; retrato ; paisagem ... (se e quando apareceu ao público...).
E analisar o assunto propriamente dito : descrever o que está representado ; lugares ; enquadramento da cena; personagens; acção das personagens ; objectos.
No fundo, deve tentar perceber-se porque é que o autor pintou um quadro com aquelas dimensões e não outras, proceder à análise da cena, do enquadramento desta, dos móveis, dos objectos representados, da paisagem, da posição das personagens, identificando-as, como estão vestidas, em que atitude se encontram , etc.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fotos 1 (desafio visual)

Eis algumas das fotos seleccionadas esta semana...

Passado artístico 1

Dizem os entendidos que para percebermos o futuro, temos que conhecer o passado... assim... aqui ficam alguns trabalhos realizados em anos lectivos passados...
Árvore de Natal com cápsulas de café (ano lectivo 2007 / 2008).
Presépio construído com estrutura de caixas de fruta forradas com papel cenário amarrotado, depois pintado com tinta dourada. Convite de participação que o C. Comercial Colombo fez ao Colégio Valsassina (ano lectivo 2006 / 2007).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Desafio Visual

"uma imagem vale mais do que mil palavras"... como tal... ao longo das semanas que nos restam até ao final do ano lectivo, iremos colocar neste espaço fotografias captadas por nós e que achamos que será interessante partilhar...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Regresso às aulas

Depois de umas merecidas férias, regressámos às aulas e temos novos materiais com os quais vamos trabalhar novos conceitos e conteúdos... Da Geometria à Cor... passando pelas experiências de pintura a guache... vão ser estes os novos desafios no início deste 2º Período nas turmas do 5º e 6º ano.
Aqui fica a listagem do material:
5º Ano - guaches (cores primárias + preto e branco); pincéis (nrs 2, 4, 6); godés; pano de limpeza; avental ou t-shirt para protecção.
6º Ano - Régua 50cm; esquadro 45º e esquadro 60º; lapiseira 0,5 ou 0,7 com minas HB; compasso com travão de segurança; borracha branca.