domingo, 24 de fevereiro de 2013

Desenho a Carvão (1º ciclo)

Sob o tema do carnaval e tendo como referência a fantasia que utilizaram para se mascarar, os alunos do 1º ciclo desenvolveram ao longo da semana trabalhos a carvão. 


Nestes desenhos, os alunos tentaram recriar as personagens que encarnaram no último dia de aulas e também ao longo das suas férias de carnaval. 


Recordando e registando através do desenho divertidas situações e cenários imaginários.  


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Desfile de Carnaval (1º Ciclo)

No passado dia 8 de fevereiro, e à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o Colégio Valsassina participou no desfile de Carnaval da freguesia de Marvila. 
Os alunos do 4º ano realizaram (nos ateliers de pintura) alguns adereços relacionados com o tema do Mar e foram "mascarados" de pescadores e varinas de Lisboa. 
Em Educação Musical estudaram ainda uma música e letra para a atuação final. 
Ao longo da semana que antecedeu o desfile, os alunos realizaram com os professores, animados ensaios, tendo depois representado de forma bastante positiva o nosso Colégio. 


Desfile na Escola:



Desfile em Marvila:


"Somos Valsassina" 



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Enfeites de Carnaval (1º ciclo)

Durante a semana que passou, os alunos do 1º ciclo realizaram alguns enfeites para o Carnaval.


 Tendo como base moldes em cartolina (chapéus, coroas e mascarilhas), e com a ajuda de tesouras, colas, purpurinas, penas, etc., os alunos recorreram à sua imaginação enfeitando e personalizando os seus disfarces de Carnaval. 



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Exposição de fotografia criativa (Secundário)

Encontra-se patente no átrio do colégio, entre 1 e 8 de fevereiro, uma exposição de fotografia dos alunos do 12º ano agrupamento de artes visuais.
Os trabalhos expostas resultam do desafio lançado aos alunos, sobre a temática do Autorretrato Fotográfico, assim como de uma abordagem mais divertida intitulada –Desaborrecer a escola.
O objetivo da unidade – Fotografia Criativa, é estimular a criatividade, em todos os sentidos, explorando as capacidades dos alunos ao nível da sensibilidade estética, bem como do desenvolvimento de capacidades de comunicação e expressão.






Cada aluno selecionou um conceito e utilizou a fotografia como processo para a exploração do autorretrato. O autorretrato é um retrato, uma imagem, que o aluno faz de si mesmo, onde o conceptual e o criativo nos convidam a olhar e a refletir. São representados conceitos abstratos como sentimentos, emoções ou mesmos pensamentos. 


 Os alunos criaram pequenos cenários, utilizaram objetos pessoais, que ajudaram a retratar o conceito. As fotografias foram posteriormente trabalhadas pelos alunos, num programa de edição de fotografias, onde o tratamento dada às fotografias ajudou a enfatizar o conceito individual. O conjunto de fotografias expostas, constitui o portefólio fotográfico final.