quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alunos do secundário desenham em Alvalade


Os alunos do 12º ano da turma de artes visuais realizaram uma aula de desenho diferente.



Abordando os conteúdos programáticos da disciplina, nomeadamente o conceito de perspetiva, o desafio proposto foi o de uma aula pratica no Bairro de Alvalade.


 Apesar do frio que se fazia sentir, os alunos empenharam-se e envolveram-se na atividade, realizando nos seus diários gráficos registos a partir da observação do real (edificações, ruas e ambientes urbanos) apontando a sua estrutura perspética.




segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pintura a aguarela (5º ano - EV)

Foi com a visita à casa-museu Dr. Anastácio Gonçalves que se deu início a esta atividade... 

Depois, em sala de aula, todos voltaram a relembrar alguns quadros que viram no museu, analisando-os em pormenor, juntando mentalmente partes de diferentes quadros que achavam mais interessantes. 


O passo seguinte foi o de começar a criar a própria ilustração, com base em alguns elementos existentes nos quadros observados, 


Terminado o desenho, e depois de várias fases de reformulação, houve que copiar a ideia definitiva, para uma folha de papel de aguarela. 


Finalmente, deu-se início à pintura com base na técnica de aguarela. 






Em breve, os resultados finais serão apresentados. 


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Modelagem com Plasticina (6º ano - ET)


Na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos do 6º ano têm estado a desenvolver uma unidade de trabalho onde constroem o mobiliário escolar existente na sala de aula.




O mobiliário (mesas, cadeiras, bancos, secretária dos professores, etc.) tem vindo a ser construído utilizando o cartão como estrutura, sendo posteriormente revestido a plasticina.




Os alunos construíram ainda bonecos em plasticina,  utilizando as técnicas tradicionais do rolo, da lastra e da bola.




As fotografias são de trabalhos realizados pelos alunos do 6º C.

sábado, 9 de novembro de 2013

Ilustração c/ recortes (5º ano - ET)

Com base nas obras do Pintor Francês Henri Matisse, os alunos do 5º ano (A e B) têm vindo a desenvolver ilustrações pessoais. 


Inicialmente, todos os alunos realizaram projetos de desenho para a criação de uma pequena história pessoal.  Incorporando nos seus desenhos figuras e formas utilizadas por Matisse. 


Depois de finalizado o projeto e depois de ultrapassadas as várias fases de reformulação do mesmo, houve necessidade de utilizar uma folha de papel vegetal, para copiar as formas para os suportes de papel a utilizar nos recortes. 


O grande objetivo da fase final do trabalho é colorir a ilustração com recurso a recortes de vários tipos de papel. Criando a pouco e pouco a ilustração tal como o artista Matisse fazia em alguns dos seus trabalhos.  


Através deste processo de recorte e colagem de papel, os trabalhos começam a ganhar forma e em breve, apresentaremos os resultados finais. 


Turmas do 5ºA e 5ºB



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Carvão (1º Ciclo)

Desenho a carvão, sob o tema do dia das bruxas (Halloween). 




Trabalhos expostos no hall da primária.