sábado, 31 de janeiro de 2015

Personalização de uma caneca (6º ano - ET)

Depois de um longo processo de molde e desenformarem de uma caneca original, os alunos do 6º ano  personalizaram as suas próprias canecas.


Utilizando vários tipos de materiais (papel lustro, tecido, pequenos objetos, etc.), os alunos foram dando forma e cor às canecas. 











Capas e ilustração de 1 conto (3º Ano)

Ao longo da semana passada, as várias turmas do 1º ciclo realizaram a pintura das capas. 


O tema foi "a árvore" e a cor a utilizar foi apenas o preto. 


Simultaneamente, os alunos do 3º ano realizaram uma ilustração conjunta do conto infantil "O senhor do seu nariz"


Com recurso a pequenos detalhes da história, todos elaboraram uma ideia de ilustração e passaram-na para papel utilizando óleo pastel. 




Medalhas em Barro (1º ciclo)

Na semana em que se trabalhou barro, alguns alunos do 1º ciclo realizaram o seu auto-retrato em barro, em forma de medalha. 


Depois de moldarem o barro e recorrerem às técnicas da bola, do rolo e da lastra, foram a pouco e pouco dando forma à sua própria medalha pessoal.  


Com a ajuda de um pequeno pauzinho, fizeram-se os pormenores. 



Eis alguns exemplos... 





domingo, 4 de janeiro de 2015

Escola Sustentável (4º ano)

No final do 1º Período os alunos do 4º ano idealizaram um projeto daquilo que seria uma escola sustentável e amiga do ambiente. 


Por entre muitas ideias e cuidados a ter, elaboraram um guião onde se encontravam as ideias centrais de uma escola do futuro. 


Depois, metendo mãos à obra, iniciaram a construção de uma pequena maquete, reaproveitando materiais como restos de cartolina, cartão, paus de gelado, etc. 


Nesta escola, os espaços verdes, a luz natural, e a reciclagem iriam ser os principais pilares de tudo o resto. 


Havendo ainda lugar para uma pequena horta que aproveitasse as águas das chuvas, e amplos espaços de recreio ao ar livre e perto de árvores. 


A mobilidade não seria esquecida, sendo a bicicleta um meio de transporte a utilizar com frequência, tendo inclusive espaço de arqueamento na escola. 


Todos os pavilhões existentes (salas de aula ou multiuso) teriam apenas um piso acima do nível da terra, para evitar gastos desnecessários com elevadores e canalizações. 


Outras ideias de poupança ambiental foram estudadas, como a separação dos resíduos, a instalação de painéis solares e a construção dos pavilhões numa orientação nascente-poente.