terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Desfile de Carnaval da Freguesia de Marvila

Após a atarefada elaboração das fantasias... lá fomos nós para o desfile de Carnaval... Trajados a rigor e entoando a cantiga que criámos especialmente para o efeito... participámos juntamente com outras escolas e colectividades nesta bonita iniciativa que juntou imensa gente na rua!

A manhã esteve fria e algo cinzenta mas a alegria e a boa disposição marcaram sempre presença. No final há a salientar o honroso 4º lugar que o nosso colégio obteve no concurso e há ainda que felicitar os vencedores e restantes participantes do desfile que animaram por uma manhã as ruas de Marvila.

Fotos 3 (desafio visual)

Esta semana, os cavalos assumem o papel principal das nossas imagens!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Preparação do Desfile de Carnaval

Inserido no 50º aniversário da Freguesia de Marvila, o desfile de Carnaval do próximo dia 20 de Fevereiro contará com a presença da turma D do 6º Ano que irá representar o Colégio Valsassina... Durante a semana que passou fomo-nos preparando e construindo os nossos fatos...

"Marvila é notícia" foi o tema por nós escolhido... brevemente mostraremos como tudo correu...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O desenho

Um pouco mais sobre as várias possibilidades do desenho... explora...

http://desmat.no.sapo.pt/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fotos 2 (desafio visual)

Esta semana...

A experiência dos Guaches

Olá a todos, vou-vos escrever sobre um pouco do que estamos a sentir e sobre o que temos feito com os guaches.

Fizemos três círculos e pintámo-los com as cores primárias, depois misturámos as cores primárias duas a duas e obtivemos as secundárias e pintámos 3 círculos também.

Depois fizemos novos círculos e fomos adicionando branco às cores primárias e secundárias, foram os círculos cromáticos.

Agora estamos a pintar uma página A3 com uma cor primária e uma cor secundária que vai servir para o nosso próximo trabalho. O que será?

Artur Fortunato 5ºE

A Geometria

Na geometria não se faz nada à mão, temos que utilizar sempre os instrumentos de desenho apropriados (régua, esquadros, compasso).

Temos que desenhar esquadrias (que são linhas que limitam a folha) e deixar espaço para a legenda do trabalho, onde consta o nosso nome, número e título, mas o mais importante é aquilo que vamos desenhar dentro da esquadria.

Até agora, nas nossas aulas temos realizado vários projectos envolvendo o desenho rigoroso e aprendemos a desenhar e a dividir rectas, a construir quadrados, rectângulos e triângulos, a desenhar circunferências e a inscrever figuras nelas.

Parece fácil mas não é, pois não nos podemos esquecer que com uns milímetros a mais o trabalho pode ficar errado e temos sempre que utilizar os instrumentos rigorosos e não aperfeiçoar linhas à mão.

Com tudo isto, não quero dizer que é muito difícil, mas acho que é interessante e muito divertido.

Inês Cavaco 6ºD