No final do 1º Período os alunos do 4º ano idealizaram um projeto daquilo que seria uma escola sustentável e amiga do ambiente.
Por entre muitas ideias e cuidados a ter, elaboraram um guião onde se encontravam as ideias centrais de uma escola do futuro.
Depois, metendo mãos à obra, iniciaram a construção de uma pequena maquete, reaproveitando materiais como restos de cartolina, cartão, paus de gelado, etc.
Nesta escola, os espaços verdes, a luz natural, e a reciclagem iriam ser os principais pilares de tudo o resto.
Havendo ainda lugar para uma pequena horta que aproveitasse as águas das chuvas, e amplos espaços de recreio ao ar livre e perto de árvores.
A mobilidade não seria esquecida, sendo a bicicleta um meio de transporte a utilizar com frequência, tendo inclusive espaço de arqueamento na escola.
Todos os pavilhões existentes (salas de aula ou multiuso) teriam apenas um piso acima do nível da terra, para evitar gastos desnecessários com elevadores e canalizações.
Outras ideias de poupança ambiental foram estudadas, como a separação dos resíduos, a instalação de painéis solares e a construção dos pavilhões numa orientação nascente-poente.